DDS - OS PERIGOS DO EXCESSO DA AUTOCONFIANÇA

A autoconfiança é basicamente uma condição em que o indivíduo está plenamente convicto acerca de sua capacidade de realizar alguma atividade. No trabalho, a autoconfiança se manifesta quando a pessoa tem plena certeza de seus conhecimentos em determinada área, ou confia muito na capacidade que tem de desenvolver algum procedimento operacional.

Ayrton Senna e os perigos da autoconfiança

Em 1988, o nosso grande campeão Ayrton Senna liderava o Grande Prêmio de Mônaco com 54 segundos de vantagem sobre seu companheiro na McLaren, Alain Prost. Porém acabou batendo sozinho na curva Portier, pouco antes da entrada do túnel. Com isso, o seu colega de pista francês ganhou a liderança e venceu a corrida.

Tempos depois, Senna confessou ao escritor Gerald Donaldson que naquele dia começou a ir tão rápido, mas tão rápido, que de repente se viu “numa outra dimensão”, sem pilotar o carro de forma consciente.

A autoconfiança é claramente um atributo que é visto de forma positiva. Mas é preciso ter cautela para evitar excessos, mantendo sempre a busca constante por aperfeiçoamento de ações e o autodesenvolvimento.

"O excesso de confiança faz você tomar um julgamento errado sobre as coisas" - Rodolfo Favarim

Infelizmente, o ser humano tem dificuldades para absorver práticas positivas e a recorrente busca por atalhos aumenta a chance de ocorrer acidentes do trabalho.

Quais são as principais causas associadas ao excesso de autoconfiança?

Inúmeras são as causas dos acidentes, mas o excesso de autoconfiança é muito preocupante, especialmente se ela estiver associada ao medo de errar, porque este tipo de medo leva o indivíduo à cometer falhas por desconhecimento ou por negligência.

Se expor aos riscos devido ao excesso de confiança não prejudica apenas a própria segurança, mas também a das demais pessoas envolvidas, isto é, colegas de trabalho, visitantes, clientes, supervisores e empregadores.

Como evitar acidentes relacionados ao excesso de confiança?

A aplicação de procedimentos e treinamentos em cultura de segurança são excelentes formas de evitar acidentes do trabalho. Eliminar o exibicionismo e os atalhos (provocados pelo excesso de autoconfiança), são gatilhos fundamentais para evitar qualquer possibilidade de algo fugir do controle.

É necessário reforçar também a importância de aprender mais. Os avanços tecnológicos e as mudanças cada vez mais rápidas exigem que todos se mantenham sempre atualizados e em busca de novos aprendizados.

Tenha em mente que todas as pessoas têm algo a te ensinar. Um dos efeitos colaterais do excesso de confiança é a ilusão da autossuficiência. Ou seja, a crença de que a colaboração de colegas é desnecessária e improdutiva.

Para assegurar uma produtividade elevada no ambiente de trabalho, é essencial reconhecer que nem sempre temos as respostas para tudo, e que nem sempre temos o conhecimento técnico e teórico para solucionar alguma questão.

Por isso, o ideal para evitar que a autoconfiança se torne um empecilho é sempre manter a humildade e evitar a estagnação.

Comentários

  1. Gostei muito dessa temática, com certeza vou abordar com o colaboradores no próximo DSS!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário