DDS – A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO AUDITIVA

Nós, os seres humanos, usamos a audição em conjunto com outros tipos de estímulos, provenientes dos ambientes em que estamos, para perceber o mundo a nossa volta, o que faz com que emoções e sentimentos sejam despertados.

Você sabia que a audição é, dentre todos os sentidos humanos, o primeiro a ter o desenvolvimento completo em termos de origem? O seu funcionamento tem início por volta das 16 semanas de gestação, quando já é possível o feto responder a estímulos da mãe e do ambiente externo.

JÁ PAROU PARA REFLETIR SOBRE OS BENEFÍCIOS DE OUVIR UMA MÚSICA?

Sabemos que as músicas são capazes de ativar o prazer do cérebro, assim como a prática de atividade física ou o consumo de alimentos. Por esse motivo, muitos profissionais da saúde, como médicos, terapeutas e educadores físicos vêm utilizando a música como ferramenta auxiliar em diversos tipos de tratamentos.

Além disso, a música ajuda a “disfarçar” a sensação de fadiga e o cansaço imediato, trazendo sensações de alegria e motivação. Pra te dar pique e disposição, nada melhor do que ouvir a sua música favorita, não é mesmo!? 

É VERDADE QUE A PERDA AUDITIVA É IRREVERSÍVEL?

Na verdade dependendo do tipo e causa da lesão, existem perdas auditivas reversíveis e irreversíveis. A prevenção em certos casos é muito importante. Por exemplo: pessoas que trabalham expostas a ruído constante, acima de 85 decibéis por 8hs. Nesse caso, o equipamento de proteção individual é fundamental para prevenir uma perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados. Esse tipo de perda auditiva, por exemplo, é irreversível pois, infelizmente, devido à exposição à grande intensidade de pressão sonora, algumas células do ouvido são devastadas, provocando a perda.

A perda auditiva mais comum é a neurossensorial. Esse tipo de perda de audição ocorre quando as fibras nervosas delicadas na orelha interna ficam danificadas. Isso os impede de transmitir o som corretamente. Pode ser causada por exposição excessiva ao ruído, mas as causas mais comuns de perda auditiva neurossensorial são os processos naturais do envelhecimento.

A PERDA AUDITIVA É UM PROBLEMA REAL E PRECISA SER LEVADA A SÉRIO

Os problemas auditivos têm atingido grande parte da população, principalmente os jovens. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira tem algum nível de perda auditiva. O pior de tudo é que muitas pessoas acabam trocando a saúde por um mero adicional de insalubridade.  O que são os 10, 20 ou 40% de adicional no salário mínimo que compense a impossibilidade de ouvir aquela sua música favorita? Ou ainda pior, não poder ouvir a voz da pessoa que você ama?

CONCLUSÃO: É PRECISO SEGUIR ALGUNS CUIDADOS PARA PREVENIR A PERDA AUDITIVA

Não se esqueça que a sua audição é um sentido importantíssimo, e para se manter saudável devemos cuidar dela, caso contrário os danos são irreversíveis. 

Os protetores auditivos são um grande parceiro como forma de prevenção. O uso precisa ser constante. Doses altas de ruído mesmo por pouco tempo causam males ao sistema auditivo. Além disso, existem outros problemas causados pela exposição ao ruído: dores de cabeça frequentes, tonturas, irritabilidade, zumbidos e problemas digestivos (como gastrite).

Por isso, é essencial cuidar da saúde auditiva não somente no local de trabalho, mas adotar essa prevenção como um estilo de vida. Quando se fala em prevenção de problemas auditivos, devemos ouvir utilizando não apenas a audição, mas também o coração e o pensamento.

Previna-se!

Comentários

Postar um comentário