O PROBLEMA DO EXCESSO DE BUROCRACIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Normas, procedimentos, formulários, tudo isso fazem parte da rotina de um profissional de saúde e segurança do trabalho, e toda a empresa séria precisa ter um certo grau de burocracia para se manter em funcionamento e cumprir as legislações previstas do Governo Federal. O problema é quando essas cobranças tornam-se excessivas, redundantes e ineficazes, ao ponto de causar até mesmo prejuízo financeiro para a empresa.

Por isso, decidi criar esse post para expor essa problemática e sugerir táticas para diminuir a burocracia na sua empresa. Assim, tornará o seu trabalho mais produtivo e aumentará a qualidade de vida e a segurança da sua equipe. Achou interessante? Então, continue lendo!

MAS ANTES DE TUDO, O QUE É BUROCRACIA?

Basicamente, burocracia é um processo administrativo que propõe regras, regulamentos e modelos de gestão de um negócio. Podemos definir também como uma estrutura organizacional que estabelece meios de regulamentação para as empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Mas, infelizmente, esse termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, controles, regras e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema da empresa.

O PROBLEMA DA BUROCRACIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

A área de segurança do trabalho propõe buscar formas de prevenir ou reduzir as chances de ocorrer um acidente do trabalho. Para isso, é comum a implementação de procedimentos operacionais, checklists, e formulários para registrar e verificar as condições de trabalho, afim de prevenir acidentes. O problema é que o excesso de burocracia pode ocasionar insatisfação por parte dos trabalhadores e atrasos na execução da atividade.

Há vários relatos de profissionais que se queixam do cansativo processo burocrático que são submetidos para poder realizar suas atividades. Os mais comuns são: a exigência de certificados que não condizem com a atividade a ser exercida, a obrigatoriedade de preencher folhas de procedimentos de segurança diariamente que na grande maioria são redundantes, o atraso na análise de documentos, o gasto de tempo e dinheiro com a elaboração dos documentos exigidos pela empresa, e entre outros.

Além disso, ainda existe o fato de que esses documentos, na maioria das vezes, são elaborados por profissionais que não são da área de segurança do trabalho, e portanto não compreendem a fundo os assuntos que cabem somente ao profissional especializado.

São inúmeras as queixas de profissionais de segurança do trabalho, que reclamam que passam mais de 60% do seu tempo apenas atendendo as demandas burocráticas da empresa.

Um outro ponto é o alto custo cobrado por profissionais de consultoria em SST, que empurram documentos e mais documentos, alegando que são exigências legais, se aproveitando da ingenuidade normativa dos donos de empresa. No fim, não prestam a devida assistência nos momentos mais críticos. Eles apenas aparecem no tempo oportuno para perguntar sobre a renovação do documento para o ano subsequente!

A BUROCRACIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO É ALGO RUIM?

A burocracia é necessária, porém se for aplicada em excesso, pode vir a se tornar prejudicial para a empresa. Por isso, é importante verificar se o seu processo burocrático é realmente eficiente e linear. Uma outra iniciativa é buscar formas de modernizar o processo, como por exemplo a extinção de planilhas impressas e o incentivo a planilhas digitais, que podem ser acessadas pelo próprio aparelho celular do supervisor ou do funcionário. O Google Forms é uma excelente ferramenta para a redução de papeis impressos, é de fácil utilização e que permite armazenar informações na nuvem (Google Drive).

Uma outra recomendação é que separe todos os procedimentos exigidos na sua empresa e estude-os, procurando alguma redundância e proponha mudanças no processo. É importante ressaltar a importância de ouvir os funcionários e os efeitos positivos de uma mudança de processos. Portanto, faça reuniões com os funcionários e com a diretoria da empresa, aponte as divergências que encontrou nos processos de segurança e traga ideias para minimizar a burocracia.

Reforce a sua preocupação com a segurança do trabalho, mas opte sempre por formas mais eficientes, acessíveis e de fácil implementação.

Comentários