Como realizar uma avaliação qualitativa de riscos químicos e preencher o inventário de produtos químicos com ajuda da NR-15 Descomplicada
Como realizar uma avaliação qualitativa de riscos químicos e preencher o inventário de produtos químicos com ajuda da NR-15 Descomplicada

Imagem 1: NR-15 Descomplicada

Quando falamos em segurança no manuseio de produtos químicos, um dos principais passos para uma boa gestão é avaliar corretamente os riscos químicos aos quais os trabalhadores estão expostos. Isso inclui entender quais são os agentes presentes, como eles são usados e se estão listados em normas como a NR-15, que trata de atividades e operações insalubres.
Neste post, vamos te mostrar como fazer isso de forma simples e prática usando uma planilha chamada NR-15 Descomplicada, que organiza os agentes químicos listados na norma de forma clara e objetiva. Vamos usar como exemplo a função de pintor, muito comum em diversos segmentos industriais.
Passo 1: Identifique a função e o GHE
O primeiro passo é identificar qual função será avaliada. No nosso exemplo, a função escolhida é Pintor, e o GHE (Grupo Homogêneo de Exposição) será nomeado como Pintor_01.
Passo 2: Reúna as FISPQs dos produtos utilizados
O segundo passo é reunir todas as FISPQs (ou FDS - Ficha de Dados de Segurança) dos produtos químicos utilizados por esse trabalhador. Cada produto químico deve ter uma FISPQ fornecida pelo fabricante. Essa ficha traz informações importantes para avaliação de riscos e tomada de decisões.
Passo 3: Entenda o processo da atividade
Agora é hora de entender como a atividade é realizada. O pintor está utilizando pincel, rolo ou pistola pneumática? O tipo de aplicação influencia diretamente no potencial de exposição (por exemplo, o uso de pistola gera mais vapores e névoas).
Imagem 3: Inventário de Produtos Químicos
Passo 4: Analise a FISPQ - Composição química
Com as FISPQs em mãos, vá até a seção de Composição e informações sobre os ingredientes. É lá que você vai encontrar os seguintes dados:
-
Nome do agente químico
-
Número CAS (registro internacional do produto químico)
-
Faixa de concentração em %
Essas informações devem ser reunidas e organizadas em uma planilha ou tabela com os seguintes campos básicos:
-
Nome do produto
-
Nome do agente químico
-
CAS
-
Concentração
-
Forma de uso (spray, líquido, etc.)
-
GHE
Passo 5: Compare com a planilha NR-15 Descomplicada
Agora vem a parte descomplicada!
Com os agentes químicos identificados, consulte a planilha NR-15 Descomplicada. Ela mostra quais produtos estão listados na NR-15, ajudando você a determinar se existe necessidade de realizar uma avaliação quantitativa, se o agente é insalubre por natureza, ou se a análise qualitativa já é suficiente.
No nosso exemplo com a função de pintor, a FISPQ mostrou os seguintes agentes:
-
Etilbenzeno
-
Xileno
-
Cumeno
Esses três agentes estão listados na NR-15 e, portanto, exigem uma atenção especial. A planilha NR-15 Descomplicada te mostra se há limite de tolerância, qual o anexo correspondente, e se há necessidade de medição ou apenas controle com base em análise qualitativa.
Imagem 4: Exemplo da busca pelo agente Cumeno CAS 98-82-8 na planilha de agentes químicos da NR15-Descomplicada |
Passo 6: Elabore o inventário com participação dos trabalhadores
É fundamental que o trabalhador participe da construção desse inventário. Ele conhece o processo, sabe como aplica o produto e pode informar se há ventilação adequada, uso de EPI, entre outros fatores importantes para uma avaliação realista.
Conclusão
A avaliação qualitativa de riscos químicos não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com organização, conhecimento do processo e ferramentas certas, como a planilha NR-15 Descomplicada, você consegue identificar os riscos com clareza e estruturar um inventário eficiente e alinhado à legislação.
Comentários
Postar um comentário