Carta para um(a) estagiário(a)


Entendo e concordo que alcançar a realização profissional é um caminho nobre, porém é extremamente exaustivo. É fato que não existe um caminho fácil a se percorrer na vida profissional, pois se quiser alcançar o sucesso, precisará fazer alguns sacrifícios. Posso imaginar a luta pela qual você enfrenta: acordar as 4 horas da manhã, encarar um ônibus lotado, chegar na empresa ainda sonolento, trabalhar incansavelmente sem receber nenhum reconhecimento, receber um salário medíocre que não condiz com tudo o que você faz no trabalho, realizar funções que não lhe competem, e ainda ser obrigado a comparecer na aula para não levar falta e precisar repor a matéria.

Aliás, parece que esse curso nunca vai acabar não é mesmo? Consigo perceber como você se sente. Sei que não é uma tarefa fácil, mas como disse anteriormente, para alcançar o tão desejado salário dos sonhos, você precisará fazer alguns sacrifícios, e isso inclui trabalhar duro e até mesmo abrir mão dos fins de semana com os amigos para poder estudar.

Às vezes você vai pensar em desistir de tudo, e isso é compreensível. Não julgo, até porque já passei pela mesma experiência. Sempre que sentir vontade de largar tudo, lembre-se que o tempo é o único caminho que vai te guiar no seu processo de adaptação. No início é sempre difícil, você será bombardeado de informações jamais vistas nas aulas, e precisará gerenciar tudo com calma e atenção, deixando tudo bem anotado. Se tiver sorte, poderá contar com a ajuda de um orientador. Mas nem sempre terá tanta sorte assim.

É normal sentir medo de errar, mas o fato é que com certeza você vai errar, e isso é inevitável. Inadmissível é agir com desdém e agir covardemente contando cada segundo para voltar para o conforto da sua sagrada cama.

Eu sei que de vez em quando você sorrateiramente se esconde no banheiro, apenas para chorar em paz. A ansiedade e o medo se tornam seus amigos mais íntimos. Dentro de você existe um conflito entre a mente e o coração. A mente tenta te convencer que você precisa desse emprego e com mais esforço poderá garantir sua vaga como efetivo na empresa. Mas o coração antagoniza com a razão, tentando lhe persuadir a largar o estágio, e procurar outro onde você irá se sentir melhor e assim ter “paz na alma”.

Não pense que você é o único a passar por tais aflições. Nada disso é um sinal de fraqueza. Na verdade, tudo isso é um mero sinal da sua natureza humana. Você não é um robô. Você não precisa agir como um robô. Não carregue um fardo maior do que a sua capacidade. Aceite suas limitações da mesma forma que aceita suas qualidades. Já é explicito que suas intenções são as melhores, mas trazer suas preocupações do seu estágio para dentro do seu lar, é um erro gravíssimo, e trará feridas graves.

Líderes abusivos são como uma doença degenerativa, que vai nos destruindo por dentro aos poucos. Não há uma cura perfeita para tal enfermidade. A solução é se vacinar com uma dose de maturidade e determinação. Pessoas más estão em qualquer lugar. Não se iluda achando que existe uma empresa perfeita ou que você será mais valorizado se procurar a concorrência. Às vezes, se fantasiar de louco será sua única válvula de espace para não se tornar insana de verdade.

Por fim, nunca esqueçam seu valor! Existe dentro de você uma gigantesca vontade de aprender e absorver todo o conhecimento que os profissionais mais experientes têm a oferecer. Mas suas sugestões e seus questionamentos também são essenciais para o funcionamento e crescimento do ambiente de trabalho. Há quem esqueça de valorizar o seu árduo trabalho. Por isso, não permita que seu coração seja convencido de que você não tem voz.

É inspirador assistir o seu esforço e dedicação. Você possui uma luz natural e encanta as pessoas, trazendo frescor e entusiasmo aos seus colegas que torcem pelo seu sucesso. Você é uma das engrenagens mais importantes e sem você a empresa não produzirá com sucesso. Torço para que todos enxerguem sua influência e te prestigiem pelo seu talento! Te desejo todo o sucesso do mundo!


Comentários

  1. É luta atrás de batalha, mas necessário para nosso crescimento profissional!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário