COMO ELABORAR UMA ORDEM DE SERVIÇO DE SUCESSO

Mas o que é uma Ordem de Serviço?

É um documento obrigatório emitido pelo empregador, em duas vias, cujo objetivo é instruir os empregados quanto às precauções a tomar, no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

A N1 define o que é a “OS” da seguinte forma:

“Instruções por escrito quanto às precauções para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. A ordem de serviço pode estar contemplada em procedimentos de trabalho e outras instruções de SST.”

Quem é responsável por emitir a OS?

No item 1.4.1, alínea “c” da mesma norma estabelece que é dever do empregador elaborar ordem de serviço “sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores.”

Normalmente, quem elabora a OS são funcionários dos recursos humanos, e o técnico ou engenheiro de segurança do trabalho. Porém qualquer pessoa com conhecimento poderá elaborar esse documento.

A importância da OS

Esse documento é de extrema importância, pois apresenta ao novo empregado quais serão os riscos e as medidas de proteção para realizar a sua atividade na empresa. A OS já se tornou praticamente indispensável em qualquer integração de saúde e segurança do trabalho. Empresas que possuem uma equipe de integração de terceiros sempre exigem esses documentos dos funcionários que lhe prestarão serviços na dependência da sua empresa.

A OS também ajuda a evitar problemas como desvio de função, pois nesse documento deve ser descrito quais são as atribuições da atividade do empregado na empresa.

Coerência na OS

É importante que a ordem de serviço seja condizente com a realidade da empresa, descrevendo a atividade que será exercida pelo funcionário, os riscos e os EPI's, evitando por exemplo descrições genéricas que não condiz com o ramo de atividade da empresa.

Treinamento de integração

A empresa entrega a "OS" após o treinamento de integração, onde é apresentado a história da empresa e suas políticas internas. Por isso, nunca elabore uma "OS" sem antes fazer um treinamento com o novo funcionário.  

Dica Bônus: Evite usar modelos prontos na internet, mas caso utilize, verifique se esse modelo se enquadra a realidade da sua empresa e faça as devidas adequações.

Comentários