O USO DO GHE NA IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS NO PGR

A formação do Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) ajuda o profissional nestes desafios a determinar o perfil da exposição ocupacional dos trabalhadores.

O Grupo Homogêneo de Exposição é o nome por trás da sigla GHE. Muitos profissionais preferem utilizar GHER – Grupo Homogêneo de Exposição aos Riscos, ainda há os que preferem GES – Grupo Exposição Similar.

Citação nas Normas Regulamentadoras

O GHE aparece no anexo 13-A da NR 15, no item 6.2. E na NR 22 no item 22.17.1. O mesmo conceito é citado também em Instruções Normativas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O que é GHE e para que serve?

Basicamente, o GHE ou GES é um método de mapeamento de riscos usado para agrupar as funções que possuem os mesmos riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidente) e na mesma intensidade. Essa ferramenta era bastante utilizada no PPRA (antiga NR 9) e consequentemente será também utilizada no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

Alguns cuidados que você deve tomar

1 – Caso utilize o GHE na elaboração do seu PGR, lembre-se de que um grupo homogêneo é composto por funções com os riscos e na mesma intensidade. O fato é que raramente isso acontece. Se as funções possuem os mesmos riscos, porém em intensidades diferentes, elas não podem permanecer no mesmo GHE.

2 – Setores ou unidades de trabalho podem apresentar riscos diferentes. Analise com cuidado cada atividade, pois é possível encontrar atividades que trabalham no mesmo setor, porém com riscos variados.

3 – Se possível, opte por elaborar o Inventário de Riscos do PGR por função. Mesmo o GHE sendo uma ferramenta muito útil, em alguns casos, é mais viável elaborar as planilhas de risco por atividade laboral. Com isso, você irá evitar erros, ou acidentes e até mesmo futuras ações trabalhistas.

4 – Esteja ciente da sua responsabilidade. É muito importante que se atente as avaliações quantitativas dos riscos. Pois poderá incluir sem necessidade um colaborador em um grupo de atividades insalubres. Caso o seu inventário passe por uma fiscalização, a empresa poderá ser multada por não conceder insalubridade a um colaborador que está incluído no GHE com direito ao adicional. Por isso, tome muita atenção ao usar o GHE.


Comentários